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17/jun
4 Tendências do Mercado de Moda & Acessórios Online para 2016

Não é novidade que o mercado digital está em constante evolução, e o setor de Moda & Acessórios é um dos mais agitados desse cenário. Vejamos o ano de 2015: o setor foi responsável por 15% das vendas do 1º semestre no ano passado, e apesar de ser o mais vendido, sofreu uma queda de 19% em volume de vendas, comparado com o ano anterior. Por isso, traçar previsões para o setor pode ser uma atividade incerta, mas é extremamente necessária para lojistas elaborarem suas estratégias e definirem seus investimentos.

Experiência Real com a Marca

O avanço das redes sociais nos últimos anos permitiu que as marcas criassem seus próprios universos, e que consumidores tivessem contato com eles. Mas o universo criado por muitas marcas está cada vez mais “irreal”. A soma de conteúdos hiperbolizados e sensacionalistas com fotos excessivamente produzidas acaba distanciando consumidor e marca. Hoje as pessoas têm buscado conteúdo cada vez mais real, mais próximo da sua realidade, que gere identificação – o real content.

Para o setor de moda e acessórios, isso é ainda mais importante. Afinal, por mais idealizado que seja o conteúdo que a sua marca fornece, quando o consumidor comprar uma roupa em seu e-commerce, será para ir até o mercado, para trabalhar, para viver no “mundo real”. Esse é o contexto no qual você deve apresentar seus produtos.

O Snapchat tem se tornado uma solução interessante para esse cenário. Ainda há muita discussão em torno da rede social sendo usada por marcas, mas não podemos discutir com os fatos:

– Mais de 4 milhões de fotos e vídeos são compartilhados por usuários do Snapchat todos os dias;
– Os históricos do Snapchat são vistos mais de 500 milhões de vezes por dia;
– São mais de 100 milhões de usuários diários.

É válido considerar essa plataforma em sua estratégia de Social Media para 2016, especialmente pelo poder que ela possui de tornar o universo da moda mais acessível para o consumidor. Outra característica é a possibilidade de publicar conteúdo mais ousado, dando ao seguidor um sentimento de exclusividade – e esse é um sentimento que os profissionais de marketing da área sempre estão buscando oferecer.

Mas se você ainda não está convencido, cito o case de sucesso da Michael Kors na rede: a marca, uma das principais do ramo de moda e acessórios de luxo, recebeu mais de 14,6 milhões de visualizações únicas em suas postagens durante a Semana de Moda de Nova York. A própria marca declarou que viu um engajamento global muito maior do que em outras plataformas sociais.

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Simplicidade para Compra

A divisão entre comprar online e off-line já não é mais tão clara quanto costumava ser. Hoje, o consumidor pesquisa online antes de comprar na loja física, e compara preços pelo celular enquanto está no ponto de venda.

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Os pontos de contato entre consumidor e marca são diversos, os canais são inúmeros, e a jornada de marketing não é mais linear. Por isso, garantir uma experiência de compra simples é essencial para que o consumidor (ou a transação) não se percam durante a jornada.

Mas como isso se aplica no mercado de moda?

É preciso analisar se não é a hora de investir em soluções e tecnologias cuja função seja simplificar o processo de compra e a experiência com a marca. No caso citado acima, será que um vídeo mostrando modelos de diferentes corpos e estilos experimentando o produto não funcionaria melhor? O investimento seria mais baixo, sem dúvida, e tem a mesma finalidade: mostrar o caimento de uma calça ou a transparência de uma blusa, de uma forma ainda mais próxima da realidade.
No entanto, não só as previsões para o mercado online são importantes para os lojistas. Por muitas vezes, profissionais do digital se fecham no universo online e esquecem que ele é apenas uma parte do universo real no qual vivemos. E é preciso entender as transformações nesse universo também para se posicionar no mundo do e-commerce. Só assim, será possível compreender a realidade de seus consumidores, seus anseios, e como a sua marca pode se tornar mais relevante para eles. Então, vamos analisar algumas tendências que o mercado de moda como um todo está vivendo.

A era do consumo consciente

O debate sobre consumo consciente não é novo, mas ganhou força (e adeptos) no último ano. Consumo consciente não é o mesmo que não consumir, mas está sim relacionado a consumir com responsabilidade e, por vezes, consumir menos. Nesse cenário, vemos surgir tendências como o upcycling – a reutilização de objetos e peças de roupa para redesign de novas peças. Diferentemente da reciclagem, no upcycling, o material a ser reaproveitado não precisa ser desfeito, o que representa economia de recursos e energia. O resultado final é que as marcas acabam com novos produtos através de materiais que, de outra forma, seriam apenas lixo. E já existem cases de sucesso para essa tendência.

Em tempos de fast fashion, entendo que falar em consumo consciente pode se tornar um tabu, mas isso não deve acontecer. Esse é um tema sobre o qual seus consumidores estão falando ou falarão – por que você não o faria?

O mercado plus size

Na esfera social, o debate da aceitação ganhou força em 2015. Os padrões estéticos de beleza começaram a mudar, e palavras como “diversidade” e “representatividade” deixaram de ser apenas conceitos e se tornaram presentes em muitas discussões. O mercado de beleza já aprendeu muito sobre esses temas, e vemos grandes marcas mudando sua comunicação para se aproximar da realidade de suas clientes. E ao que tudo indica, o mercado da moda é o próximo. Por que isso é importante? Porque isso faz com que um nicho de mercado cresça muito – o mercado de moda plus size.

Estima-se que hoje, 5% do faturamento do setor de vestuário venha do mercado plus size, de acordo com a Abravest. A demanda para esse mercado é grande, mas ainda há muito espaço para investimento. Portanto, está na hora de avaliar os tamanhos dos seus produtos. E caso você esteja pensando em abrir uma loja, esse é um bom nicho para você acompanhar e considerar investir.

E você? Já tem suas previsões para 2016? O que mais você acredita que podemos esperar do mercado de Moda & Acessórios nesse ano?

fonte: https://www.veinteractive.com/br/blog/4-tendencias-do-mercado-de-moda-acessorios-online-para-2016-2/

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